Seminário de dissertação e de projeto



A investigação no MCEMd

Conceito de Dissertação e de Projeto

Identificação de temáticas e tipo de trabalho

Opções metodológicas
 



Linhas temáticas:


  • Aprendizagem com os novos media digitais (Web 2.0) – cabe nesta temática a utilização de ferramentas Web 2.0 nos processos de ensino/formação em situações de elearning, blended learning ou ensino presencial enriquecido com as TIC, bem como a utilização de jogos, simulações, ambientes imersivos para aprendizagem, laboratórios virtuais e recursos abertos. Neste contexto são de destacar investigação sobre as práticas, os processos, as interações, metodologias usadas, bem como sobre formas digitais de avaliação de competências e aprendizagens.

  • Concepção e desenvolvimento de recursos multimédia – insere-se nesta temática a conceção, desenvolvimento e testagem de objetos de aprendizagem como animações, jogos, simulações e modelações, produtos de computação gráfica (2D e 3D), e, em geral, recursos multimédia.

  • Práticas digitais em contextos educacionais formais e não formais – cabem temáticas de trabalhos sobre o impacto dos media digitais nas crianças, nos jovens, nos professores, na escola ou fora dela e também na aprendizagem ao longo da vida. Novas formas de expressão de identidade(s), novos modos de socialização e de comunicação na Sociedade do Conhecimento. Esta temática abrange ainda problemáticas relacionadas com a inclusão digital, com as novas formas de criação, disseminação e difusão do conhecimento, bem como com os processos de integração e disseminação das TIC em contextos presenciais de educação e formação.

http://www.uab.pt/documents/10136/971efb19-a547-40c9-a4a2-922a7df3d562







Bibliografia recomendada:



Bardin, L. (1988). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Cohen, L, Manion, L. e Morrison, K. (2007). Research Methods in Education. Nova York: Routledge.
Foddy, W.(1996). Como perguntar. Oeiras: Celta Editora.
Ghiglione, R. e Matalon, B. (1997). O inquérito. Oeiras: Celta Editora.
Stake, E. (2009). A Arte de Investigação com Estudos de Caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Tuckman, B.W. (2000). Manual de Investigação em Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
 


Unidade Curricular
Seminário de Dissertação e de Projeto
cód. 12142

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